segunda-feira, 11 de novembro de 2013


CARDÁPIO DAS REDES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL



A Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul) foi criada em abril de 2002, e idealizada por pesquisadores dos Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali - SC e de Educação Ambiental da Furg, de Rio Grande-RS.

Rede bem organizado com informações sobre meio ambiente, estimulando o conhecimento ambiental e a formação de uma consciência crítica.

A Rede de Educação Ambiental da Paraíba (REA/PB) é uma articulação de entidades governamentais ou não, educadores, ambientalistas e outros interessados na temática da educação ambiental na Paraíba, constituída com o objetivo de difundir informações, trocar experiências e construir estratégias de educação ambiental, para promover o compromisso social frente ao desafio da preservação do meio ambiente, em todas as suas dimensões.

A Rede Paulista de Educação Ambiental – REPEA surgiu a partir de articulações realizadas antes e durante a Conferência Eco-92. Sua proposta é fortalecer a Educação Ambiental (EA) no estado de São Paulo, através da integração crescente entre pessoas e instituições que desenvolvem atividades nesse campo, denominadas elos.

Na Rio 92, por ocasião da assinatura do Tratado dos Cerrados, nasceu a Rede Cerrado. Este documento definiu compromissos entre seus signatários para enfrentar as ameaças ao bioma, constituindo-se como o marco histórico e legal da Rede Cerrado. A Rede Cerrado congrega organizações da sociedade civil que atuam na promoção do desenvolvimento sustentável e na conservação do Cerrado. São mais de 300 organizações identificadas com a causa socioambiental no bioma, que representam trabalhadores e trabalhadoras rurais, extrativistas, indígenas, quilombolas, geraizeiros, quebradeiras de coco, pescadores artesanais, entre outros. A diversidade de atores comprometidos e atuantes no campo político da Rede Cerrado é grande e, sem dúvida, seu maior patrimônio.

Composta por organizações não governamentais, movimentos sociais, comunidades tradicionais e populações indígenas. A Rede Pantanal constitui atualmente uma importante referência para a sociedade civil promovendo a participação e representatividade nos processos de planejamento e iniciativas relacionadas ao Pantanal e Bacia do Alto Paraguai.

O Ambiente Brasil Centro de Estudos é uma ONG sócio ambientalista sem fins econômicos, sediada em Viçosa (MG) e fundada em 30 de março de 1999, por professores, pesquisadores e profissionais liberais, a maioria vinculada à Universidade Federal de Viçosa, com a missão de trabalhar com Educação Ambiental e Meio Ambiente.

Rede Permacultura Social Brasileira - A Educação Ambiental assume um caráter mais realista, embasado na busca de um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vista à construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso positivista.



TEXTO – REDES e o TRABALHO DO EDUCADOR AMBIENTAL NO BRASIL

As “REDES” de Educação Ambiental são destacadas por sua potencialidade como forma assimétrica em relação à atuação do indivíduo e do grupo. Através dessa forma de organização não existiria hierarquias e a participação se constituiria de forma democrática. Somos contemporâneos de enorme movimento em torno da ideia da Rede como forma de organização inovadora e mediada pela técnica, com o advento da internet. As Redes impulsionam uma série de atividades provocando grande entusiasmo entre seus participantes. Ao explicitarmos debates teóricos fundamentais para sua compreensão, esboçamos um referencial analítico para ponderar sobre a potencialidade do trabalho em rede – somado às ideias de interdisciplinaridade – nortear os discursos das práxis em Educação Ambiental. Várias instituições, ongs, movimentos sociais e indivíduos exaltam a organização em rede como forma inovadora e essencial para a construção de práticas e políticas de Educação Ambiental.

Para REPEA (Rede Paulista de Educação Ambiental) a ideia de rede perpassa uma construção:

As redes são um espaço, talvez um dos mais privilegiados, da criação desta nova experiência coletiva, jeitos de ser e de agir na realidade. Sobre as redes podemos pensar, falar, debater e escrever na busca de sua compreensão como fenômeno social e humano. Podemos senti-las com o coração e mergulhar no canal das trocas solidárias. Podemos, mais ainda, buscar vivê-las na ação. E agir em rede tem a ver com a vida. É um exercício de aprender a olhar o mundo de forma sistêmica. É perceber as possibilidades de conexões e por simples vontade querer construí-las. É compartilhar e ser inclusivo. É querer o todo muito mais que as partes. É valorizar o coletivo acima da vaidade e do ego. É ser generoso nas pequenas ações. É exercitar respeitar a diversidade e aprender a consentir em favor do grupo. É impor menos a nossa vontade e aceitar mais a do outro. É ter paixão pela vida em todas as suas formas belas e imprecisas. (REPEA, 2005, p. 20) - REPEA, 2005. Orientações para Educação Ambiental. São Paulo: Imprensa Oficial.


Logo as redes podem contribuir muito para o trabalho do educador ambiental, pois tais redes são entendidas como construções sociais e promotoras de comunicação. Portanto, envolvem cultura, linguagem simbólica e relações de poder. Ao mesmo tempo que redes envolvem a matematização, a informação, também se expandem em conceitos sociais ressignificados de ações coletivas e políticas.


Espaço para tratar de atualidades sobre o Direito no Geral e Educação Ambiental - Com foco na Filosofia e Sociologia Contemporânea.

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